COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV) NO AMBIENTE PROFISSIONAL

A comunicação assertiva, segundo PASSADORI (2011), é a habilidade de se expressar e se afirmar, colocando o que se sente e pensa sem agressividade, respeitando a si e aos outros, independente de certo ou errado. ROSENBERG (2006) traz a abordagem da comunicação não-violenta. O processo que o autor descreve é conhecido como comunicação empática e em algumas comunidades também como comunicação compassiva. A linguagem foi disseminada com a abreviatura CNV. Esses e outros teóricos, como DWECK (2006), KRZNARIC (2015) e GILLEN (2001) serão abordados nesse curso a fim de que os participantes identifiquem formas de ajustar a comunicação aos interlocutores que interagem em diferentes contextos, tendo por base a comunicação assertiva e não-violenta.

PÚBLICO ALVO
Profissionais interessados em aprimorar
a competência de comunicação.

CARGA HORÁRIA
8h

OBJETIVO
Reconhecer a importância, os princípios e as estratégias da comunicação assertiva e não-violenta para o estabelecimento de relações saudáveis.

METODOLOGIAS
• Exposição dialogada
• Estudo de casos
• Vivências

 

CONTEÚDOS
1. Comunicação humana e seus desafios
2. Elementos e barreiras da comunicação
3. Técnicas de respiração, dicção, modulação sonora, gestos e posturas
4. Escuta ativa e a empatia como elementos de aproximação
5. Técnicas de Programação Neurolinguística para comunicação eficaz
6. Comportamentos comunicativos
7. Comunicação assertiva e não-violenta: técnicas essenciais para prática profissional

 

BIBLIOGRAFIA.
BOOG, G., BOOG, M., Relacionamentos – Como desenvolver relações saudáveis e equilibradas que farão a diferença em sua vida pessoal e profissional. Brasil, M. Books, 2004.
DE VRIENS, R.E., BAKKER-PIEPER, A., SIBERG, R.A.; GAMEREN, K., VLUG, M. The Content and Dimensionality of Communicative Styles. Communication Research, v. 36, p. 178-206, 2009.
DWECK, C. S. Mindset: The New Psychology of Success Paperback – December 26, 2006. 2016 Ballantine Book Trade Paperback Edition.
FERREIRA, L.P. et al – Voz Profissional: O Profissional da Voz. Carapicuiba, Pró-Fono Departamento Editorial, 1995.
GILLEN, T. Assertividade. Tradução Edith Nicole Laniado. São Paulo: Nobel, 2001.
HERRMANN, N., The Creative Brain, Lake Lury: Brain Books,1990.
HERRMANN, N., The Whole Brain Business Book. New York: McGraw-Hill, 1996.
KRZNARIC, R. O Poder da Empatia. Título original: Empathy: A Handbook for Revolution Tradução autorizada da primeira edição inglesa, publicada em 2014 por Rider, um selo da Ebury Publishing, parte da Random House Group Company, de Londres, Inglaterra Copyright © 2014, Roman Krznaric Copyright da edição brasileira © 2015: Jorge Zahar Editor Ltda.
LEMOS DE AZEVEDO, Comunicar com Assertividade. Gestão Criativa, 2006.
MURRAY, K. A Linguagem dos Líderes. Como os principais CEO’s se comunicam para inspirar, influenciar e obter resultados. São Paulo: Clio, 2012.
O’CONNOR, J., SEYMOUR, J. Treinando com a PNL. Summus Editorial. São Paulo.1995.
OSTERWALDER, A. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Copyright© 2011 Starlin Alta Editora e Consultoria Ltda. ISBN 978-85-7608-550-8 Translated From Original Business Model Generation ISBN 978-0470-87641-1 Copyright © 2010 by Alexander Osterwalder.
PASSADORI, Reinaldo. A Comunicação Assertiva. Parceiros RH. Disponível em:
<http://www.parceirosrh.com.br/open.php?pk=32&fk=2&outros=conteudo&canal=2>. Acesso em: 04 maio 2011.
ROSENBERG, M. B, A Linguagem da Paz em um Mundo de Conflitos. Palas Athena, 2ª edição, 2019.
ROSENBERG, M. B, Comunicação Não-Violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos. Ágora, 2006.
SOUZA, B. R.; FANTINI, L.J.Z.; DALLAGNOLLI, S.; MORESCO, S. A Importância da Comunicação nas Organizações. Faculdade de Tecnologia de Santa Catarina, Brusque, Santa Catarina, 14 dez. 2009.
SOUZA, P. A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências – a integração da estratégia. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
TORQUATO, G. Comunicação empresarial/comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986.

Quer receber informações sobre a próxima turma?

Preencha os dados abaixo que avisaremos quando o curso estiver aberto.
Os campos com (*) são de preenchimento obrigatório.