Grupos de estudos

Grupos de estudos 4

 

GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL, VIOLÊNCIA(S) E SEGURANÇA PÚBLICA

 

O Grupo de Estudos em Saúde Mental, Violência(s) e Segurança Pública é um espaço de discussões sobre temáticas que integram as linhas de pesquisa do Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do IPPES. São elas: Mortes Violentas e Políticas Públicas, Suicídio, Prevenção e Pósvenção; Juventude e Violência e Mídia e Comunicação. O Grupo é constituído por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e coordenado pela socióloga e professora Dra Dayse Miranda.

O objetivo é promover um debate qualificado e incentivar a produção acadêmica e a participação dos pesquisadores em seminários, congressos e workshops.

Os encontros são mensais. Os pesquisadores, que desejarem fazer parte deste grupo, deverão primeiramente realizar o curso de capacitação em Suicidologia, Prevenção, Pósvenção e Políticas Públicas, oferecido anualmente pelo IPPES.

Os alunos que obtiverem o melhor desempenho acadêmico ao longo da Capacitação serão convidados a integrar ao Grupo de Estudos em Saúde Mental, Violência(s) e Segurança Pública.

 


Rascunho automático 8

GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM DESASTRES E COMPORTAMENTO SUICIDA

 

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Intervenção em Desastres e Comportamento Suicida faz parte do Departamento de Saúde Mental do Instituto e busca aprofundar os estudos com foco nos desastres de diversos tipos, situações de crise, acidentes e conflitos para o desenvolvimento de pesquisas e atuação em situações em que o indivíduo e o meio social vivenciam mudanças e o processo de luto.

O projeto propõe despertar o olhar e a escuta para comportamentos de risco de suicídio em situações como essas, ampliando a percepção das vulnerabilidades e os fatores de risco que permeiam pessoas em sofrimento. O Grupo visa também atuar no acolhimento e no manejo técnico emergencial, assim como na condução para um tratamento preventivo adequado.

Formado por profissionais e estudantes de saúde, saúde mental, assistência social e educação, o grupo terá número máximo de 25 participantes, com possibilidade de abertura de outros. Inicialmente os encontros serão em formato online e acontecerão no primeiro sábado de cada mês, com quatro horas de duração. Essa é uma das oportunidades oferecidas a associados do IPPES nos planos Associe-se  60 e Associe-se 100 (Veja como ser sócio clicando aqui). Para não associados, a taxa de inscrição é de R$40,00 a cada encontro.

Fique conosco e receba nossos informativosé simples, rápido e fácil